CANTE ALENTEJANO NO PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA

16-11-2025 | 16:00 a 01-07-2025 | 18:00 | Palácio da Independência, Lg de S. Domingos, 11 , Lisboa

CANTE ALENTEJANO NO PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA

🎶 Cante Alentejano – Concerto com o Grupo Coral ARPIC de Carnide

🗓 Domingo, 16 de novembro de 2025
🕓 16h00
📍 Salão Nobre do Palácio da Independência

Venha ouvir a força das vozes alentejanas num concerto que celebra o Cante Alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO, 2014).

Com a sua sonoridade única e envolvente, o cante alentejano foi reconhecido em 2014 como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, projetando-se como tradição viva, tanto a nível local como internacional.

 

Neste concerto, contamos com a atuação do Grupo Coral ARPIC de Carnide, composto por cerca de três dezenas de vozes masculinas, fundado em 2015 pelo Eng.º José Cordeiro, natural de Pias, e por Mário Mendes. Pioneiro na cidade de Lisboa, este grupo estreou-se numa festa de Natal no Centro Cultural de Carnide, com apenas sete cantadores. Desde então, cresceu e afirmou-se como uma referência na preservação e divulgação do cante.

A atividade meritória do Grupo Coral ARPIC de Carnide tem valorizado o cante na diáspora, participando em iniciativas noutras freguesias e organizando, por sua iniciativa, encontros de Grupos de Cante. A sua ação cultural é um verdadeiro exemplo de defesa ativa do Património Imaterial da Humanidade.

 

🗒 Repertório inclui:
Alentejo, Alentejo · Rosa Branca desmaiada · Castelo de Beja · Ceifeira linda Ceifeira · Ó rama ó que linda rama · Hino dos Mineiros, entre outros.

🌰 17h00 – Castanhas assadas

👉 Inscrições obrigatórias:

✔️ Na secretaria da SHIP
✔️ Ou por transferência para:
IBAN CGD: PT50 0035 0697 0043 8804 7321 4

📞 213 241 472
📧 ceu.fernandes@sociedadehistorica.pt | sofia.rocha@sociedadehistorica.pt

Deixe um comentário

Por favor, aguarde. Obrigado.

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando retorna ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as secções do site que considera mais interessantes e úteis.