Ciclo “Camões 500 Anos” – Conversas Cruzadas : Camões no tempo da Geração de 70

03-03-2026 | 15:30 a 03-03-2026 | 17:30 | Palácio da Independência, LG de São Domingos, 11 ( ao Rossio) , Lisboa

Ciclo “Camões 500 Anos” – Conversas Cruzadas : Camões no tempo da Geração de 70

Camões no tempo da Geração de 70

No âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, a Sociedade Histórica da Independência de Portugal promove mais uma sessão do ciclo “Conversas Cruzadas”, dedicada ao tema:

Camões no tempo da Geração de 70

Esta sessão propõe uma reflexão sobre a revisitação intelectual de Camões no contexto da chamada Geração de 70, analisando o modo como os grandes vultos do pensamento oitocentista reinterpretaram o legado camoniano à luz das novas correntes filosóficas, sociais e literárias.

Num período marcado pela afirmação do realismo, do positivismo e da crítica histórica, figuras como Antero de Quental e Oliveira Martins contribuíram para uma leitura renovada da tradição literária portuguesa, onde Camões surge simultaneamente como símbolo identitário e objecto de problematização crítica.

Oradores

Annabela Rita

Professora universitária e ensaísta, especialista em Literatura Portuguesa e Estudos Comparados. Tem desenvolvido investigação sobre memória cultural, identidade e tradição literária, com particular atenção àinterpretação crítica dos clássicos portugueses.

Artur Anselmo

Historiador da cultura e do livro, antigo docente universitário e investigador na área da história intelectual portuguesa. Autor de vasta obra dedicada à história das ideias, da imprensa e da cultura escrita em Portugal.

Moderação

Helena Matos

Jornalista e investigadora, com vasta experiência na área da divulgação histórica e cultural, assegurará a condução do debate.

Deixe um comentário

Por favor, aguarde. Obrigado.

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando retorna ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as secções do site que considera mais interessantes e úteis.